Qualidade de Vida no Trabalho – Parte I

Não há dúvida que a globalização e a tecnologia trouxeram mudanças no comportamento das empresas, exigindo cada vez mais o aumento da produção. E para que isto aconteça o preço cobrado foi muito caro, pois envolve pessoas e a alteração no ritmo de vida delas, com  um número excessivo de horas trabalhadas.

A Qualidade de Vida no Trabalho é um estado dinâmico porque as organizações e as pessoas mudam constantemente; e depende da realidade de cada empresa. O lado profissional passou a ser a face predominante do ser humano, o qual se sentiu forçado a ser superprofissional e, para tanto, não poupa esforços em jornadas de trabalho acima de 12 horas diárias. Tudo parece ir bem até que uma ou mais esferas da vida do ser humano: familiar, social, física, passa a apresentar problemas.

Na última década do século XX, foi apontada uma nova realidade social:

  • Aumento da expectativa de vida;
  • Maior tempo de vida trabalhando em atividades produtivas;
  • Maior consciência do direito à saúde;
  • Apelos a novos hábitos e estilos comportamentais;
  • Responsabilidade social; e
  • Consolidação do compromisso de desenvolvimento sustentável.

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