Como perder peso: recomendações do NHLBI

2016 está chegando e o sonho de emagrecer faz parte de muitas pessoas.

Segue abaixo, recomendações do NHLBI (National Heart, Lung, and Blood Institute):

  • A meta inicial de perda do peso corporal deve ser de cerca de 10%.
  • Estabeleça uma meta de perda de peso de aproximadamente 450 a 900 gramas por semana durante um período de 6 meses.
  • Busque um déficit de 500 a 1.000 Calorias por dia por meio da combinação de redução do consumo de Calorias e aumento da prática de exercícios físicos.
  • Reduza o consumo de gordura alimentar, sem a redução de calorias.
  • Escolha alimentos ricos em fibra alimentar (20 a 30 gramas/dia).
  • Selecione alimentos que sejam cozidos no vapor, in natura, grelhados, ao forno, assados ou escaldados.

Fonte: www.nhlbi.nih.gov

Treino intervalado ajuda a emagrecer mais rápido!

03122015_Treinamento intervalado

O verão está se aproximando e com ele o número de pessoas se preparando para entrar em forma. Hoje vamos falar sobre o treino intervalado, uma modalidade recomendada para quem deseja emagrecer mais rápido.

Mas você sabe o que é treino intervalado? Ele é feito com alternações entre os exercícios aeróbios e os de força. Nesse tipo de treino, o tempo de descanso é menor para potencializar o gasto das calorias e perder gordura mais rapidamente!

Para quem não gosta muito de musculação mas quer perder as gordurinhas, esse tipo de treino é recomendado pela sua alternância com outros exercícios.

O treino intervalado deve ser feito de duas a três vezes por semana em dias alternados.

Mas antes de optar por essa modalidade, procure orientação com seu professor para ver qual série de adapta às suas necessidades!

Você sabe o que é um treinamento de força?

01122015_Treinamento de forçaDiferentemente do que muitos pensam, existem diversos tipos de treinos que podem ser mais ou menos indicados para cada tipo de corpo. Tudo depende, é claro, do resultado que você deseja obter e da sua vontade para isso! Mas você sabe quais são os tipos de treinos na musculação?

Os principais são os de força, resistência à fadiga, reeducação da postura através do exercício e muitos outros. O treino de força é um tipo que exige muito mais de quem está treinando e é indicado para qualquer pessoa, pois visa melhorar o equilíbrio, a agilidade e demais funções que exigem força física.

O ideal em um treino de força é que ele seja feito da seguinte forma: de 1 a 6 repetições exigindo bastante do corpo, com descanso de 2 a 3 minutos entre uma série e outra.

Com o treino focado na força é possível ter uma melhora significativa na qualidade de vida, pois é possível fortalecer a musculatura e melhorar a condicionamento físico!

O que está esperando para começar agora mesmo o seu treino de força?

Pilates é exercício ideal para terceira idade

26112015_Pilates terceira idade

A perda da força e da massa óssea são alguns das consequências do envelhecimento do corpo. Porém, para chegar a esta fase de maneira saudável, o pilates é um meio de exercício físico que contribui na diminuição das dores no corpo e correção postural!

O pilates se baseia numa série de exercícios que tem como objetivo ter um corpo uniforme e equilibrado. Os princípios básicos da prática são respiração, concentração, estabilização e controle. Os focos dessas atividades são a perfeição na prática e não a repetição.

Com o hábito da prática do pilates é possível recuperar a força, flexibilidade e equilíbrio, fatores primordiais para pessoas na terceira idade. Outro benefício da prática do pilates é o auxílio na manutenção da pressão arterial, além da ajuda no controle de peso.

Que tal começar hoje mesmo e garantir uma vida longa e de qualidade?

Fonte: http://www.confef.org.br/extra/clipping/view.asp?id=895

Fazer exercício em jejum não elimina gordura!

24112015_Exercícios em jejum

Ao contrário do que muita gente pensa, fazer exercícios em jejum não queima mais gorduras. Quando você inicia uma atividade em jejum, após uma noite de sono, pode haver um “descompasso” hormonal e fisiológico para o seu organismo na hora dele tentar encontrar alimento para funcionar adequadamente.

Resultado? O que pode ocorrer é o seu corpo poupar as reservas de gordura e utilizar os músculos para produzir energia. Resultado? Além de poupar as reservar de gordura, o treino em jejum pode trazer alguns desconfortos durante o treino como tontura, fraqueza, náuseas e vômitos.

Sem contar que o seu rendimento pode cair, pois o seu corpo não terá toda a energia necessária para o exercício. Por isso, antes de iniciar qualquer prática, o recomendado é se alimentar bem e manter uma dieta equilibrada.

Outro fator importante a ser levado em conta durante o treino é a hidratação. Lembre-se de beber água antes, durante e após os treinos!

Fonte: http://www.medicinadoesporte.org.br/fazer-exercicios-em-jejum-queima-musculos-e-preserva-gorduras/

Você sabia que a corrida pode melhorar a sua imunidade?

18112015_Corrida e imunidadeAlém de trazer inúmeros benefícios para o seu dia-a-dia, correr também pode melhorar o seu sistema imunológico, sabia? Durante a corrida, o sistema neuroendócrino, responsável por produzir hormônios como adrenalina e cortisol, é ativado.

Sem contar que quando você pratica a corrida, o seu trabalho muscular aumenta. O sistema respiratório e de todos os outros membros envolvidos também são ativados na corrida. Nesse momento, o seu sistema endócrino é acionado e, consequentemente, o sistema imunológico.

Mas até para correr é preciso dosar a intensidade dos treinos. É importante ficar atento para não sobrecarregar o seu corpo com uma carga intensa de corridas que pode trazer mais prejuízos do que benefícios.

Tenha em mente que você precisa adaptar o seu corpo gradativamente ao esforço, portanto, não comece com uma série muito intensa. E na dúvida, procure um profissional de Educação Física!

Fonte: http://www.medicinadoesporte.org.br/de-um-up-na-imunidade-com-a-corrida/

Comece o ano fazendo atividades físicas de forma segura!

17112015_Praticar com segurançaPara quem sempre faz as promessas de início de ano, uma boa ideia é incluir a prática de atividades físicas na sua rotina! Mas antes de se jogar nos exercícios é preciso seguir alguns cuidados para não gerar lesões durante a prática, bem como evitando riscos à sua saúde!

Antes de começar a praticar as atividades físicas é importante, por exemplo, passar pela avaliação de uma equipe médica para identificar possíveis riscos e analisar seu nível de condicionamento físico. O teste ergométrico pode auxiliar na indicação da atual capacidade cardiorrespiratória, fundamental para determinar a frequência cardíaca de treinamento.

Mas além de fazer os exames, antes de começar qualquer atividade também é preciso se atentar para alguns cuidados com hidratação, vestimenta, duração e frequência da atividade. O recomendado também é procurar um profissional de Educação Física para que ele passe as orientações corretas.

Tomadas essas precauções… é hora de partir para a prática dos exercícios!

Tire todas as suas dúvidas sobre treino funcional!

treino funcional

Você certamente já deve ter ouvido falar do treinamento funcional. Essa modalidade de exercícios vem ganhando adeptos nos últimos anos em busca de uma vida saudável. Mas você sabe o que é o treino funcional?

O treinamento funcional é um pouco diferente dos treinos convencionais. Ele alinha as capacidades físicas relacionadas à saúde e a performance em um único treino. Desta forma, promove o desenvolvimento da força, da resistência aeróbia e da flexibilidade… associada ao equilíbrio, agilidade e coordenação.

Entre os principais benefícios do treino funcional está a capacidade de exercitar o corpo todo de forma dinâmica. Além disso, os exercícios podem ser feitos em qualquer lugar, pois já não dependem de aparelhos para isso. Então, não tem desculpas para não começar, certo?

Mas qual a diferença entre o treino funcional e o convencional?

Na musculação, por exemplo, os aparelhos trabalham um músculo por vez, já no treinamento funcional são utilizados alguns acessórios, como a bola, além de exercícios que trazem uma complexidade maior na execução.

Antes de prescrever os exercícios, o profissional de Educação Física deve identificar quais os movimentos mais praticados pelo aluno, prescrevendo assim, atividades que vão melhorar a eficiência destes movimentos.

Benefícios da prática de exercícios diários!

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Pedalar uma vez por semana também pode ser uma forma de se exercitar diariamente

Pode parecer que não, mas apenas 30 minutos diários de exercícios físicos pode trazer muitos benefícios para a saúde e qualidade de vida. Para abandonar hábitos sedentários não precisa malhar o dia todo! Basta fazer um treino de 30 minutinhos para fazer a diferença no seu dia-a-dia. Confira os principais benefícios:

Alívio do estresse: com a rotina pesada, os níveis de estresse ficam altos, mas basta alguns minutos de exercício para isso melhorar! Os exercícios físicos liberam endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de prazer e bem estar, relaxando o corpo.

Disposição a mil: aumentar a resistência muscular pode auxiliar em tarefas diárias como subir escadas, carregar compras, pendurar roupas no varal etc. Ao contrário do que se imagina, os exercícios diários dão mais disposição e menos cansaço no fim do dia!

Prevenção de doenças: doenças como osteoporose e cardiovasculares podem ser evitadas com a prática dos exercícios físicos. Até mesmo controlar a diabetes é possível com os treinos diários. Os exercícios aeróbios são fundamentais na prevenção de doenças cardíacas e outras mais.

Mas nunca se esqueça de que para seguir um cronograma ideal de acordo com o seu condicionamento físico você deve, primeiro, conversar com um especialista para que ela possa elaborar o seu programa de exercícios. Assim você também vai atingir os objetivos bem mais rápido!

Então, o que está esperando para dedicar 30 minutos para os exercícios? Comece hoje mesmo!